Educação em Pauta

quinta-feira, dezembro 15, 2005

Artigo: FORMAÇÃO DO PROFESSOR: UMA REFLEXÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NA ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Cemilda Firmino da Costa
Flávia Costa da Silva
Nilza de Jesus Pereira[1]

RESUMO

A formação qualificada do professor passa pela auto conscientização do próprio educador do seu papel de mediador para construção do conhecimento do educando. Refletir sobre as concepções e práticas educativas do professor alfabetizador de jovens e adultos, em sala de aula, a partir da visão de Paulo Freire se faz relevante para a observação da existência de diferentes intencionalidades educativas nas ações pedagógicas de quem educa. O professor não deve afastar-se do perfil de ser pensante, pesquisador, de ações políticas e pedagógicas, produtor de reflexões constantes sobre os seus valores e práticas cotidianas, para isto é necessário a consciência e humildade que também ele, não só o aluno, deve estar disposto “a aprender a aprender” sempre.

PALAVRAS-CHAVE: fomação do professor, educador consciente, alfabetização de jovens e adultos


Considerando que os jovens e adultos possuem uma realidade cultural e um nível de subjetividade diferente das crianças, a função do professor deverá estar voltada para a qualidade da aprendizagem dos alunos, pelo seu desenvolvimento como cidadãos conscientes do seu papel na sociedade.
O fator mais importante para a permanência e o aproveitamento do aluno é o professor: o seu envolvimento, seu grau de preparação, sua disponibilidade para atender os interesses dos alunos e para mudar seu planejamento em virtude das necessidades específicas que surgem no decorrer do curso (Kleiman, 1994).

O professor é, antes de tudo, um ser humano, e esse se constitui dialeticamente como produto e produtor de um espaço cultural, político e social do qual faz parte. A prática docente se constitui em sua maioria, no método de ensinar, nas experiências e compromisso do professor, que buscará aperfeiçoar-se, a fim de conduzir os alunos ao sucesso escolar.

O professor precisa re(pensar) sua prática docente, não somente copiar fórmulas prontas, porque as pessoas são diferentes e, cada ser é uma individualidade, que merece atenção e respeito. Ele necessita conhecer a realidade cultural e cognitiva dos seus alunos, a fim de buscar estratégias para que os mesmos possam superar suas dificuldades de aprendizagem.

Sabemos que o professor precisa seguir as normas do sistema educacional, quase sempre tradicional, mas ele tem autonomia em sala de aula, por isso, sua metodologia de ensino, sua prática educativa, é que fará a diferença e esta tem que ter qualidade.

Existem muitos professores despreparos, sobretudo os leigos, que não possuem base teórica e que ensinam não por vocação, mas para terem uma profissão, sem contar a falta de compromisso, de qualificação e inexperiência, que serão, certamente, obstáculos ao processo de ensino.
Enfim, por ser o professor o mediador do processo de aprendizagem, este não pode desprezar as experiências de vida e os conhecimentos trazidos pelos alunos, pois este deve ser o ponto de partida para motivar e transformar a realidade, para que ocorram mudanças e avanços, a fim de que haja integração na sociedade letrada.


CONCEPÇÕES E PRÁTICAS EDUCATIVAS POR FREIRE

Ao abordar a temática de “Formação de Professores Alfabetizadores” não poderia deixar de se considerar a intencionalidade da ação educativa, exercida por professores, em situações planejadas de ensino-aprendizagem. Sendo assim, as concepções de educação: bancária e libertadora, propostas por Paulo Freire serão alvo de discussão e reflexão.
A primeira concepção de educação abordada por Freire é a “bancária”, para a qual a educação é o ato de depositar, de transferir, de transmitir valores e conhecimentos. Esse tipo de educação é o reflexo da sociedade opressora que mantêm e estimula a contradição. De acordo com Paulo Freire um educador que adota a concepção bancária de educação assume a seguinte postura numa situação de aprendizagem:

Quem apenas fala e jamais ouve; quem “imobiliza” o conhecimento e o transfere a estudantes, não importa se de escolas primárias ou universitárias; quem ouve o eco apenas de suas próprias palavras, numa espécie de narcisismo oral; quem considera petulância da classe trabalhadora reivindicar seus direitos; quem pensa, por outro lado, que a classe trabalhadora é demasiado inculta e incapaz, necessitando, por isso de ser libertada de cima para baixo, não tem realmente nada a ver com libertação nem democracia. Pelo contrário, quem assim atua e assim pensa, consciente ou inconscientemente, ajuda a preservação das estruturas autoritárias (FREIRE, p.26)

Dentro dessa concepção de educação o educador é o que educa e os educandos, os que são educados. Não há uma primazia pela troca, já que o ensino é centrado no professor e o aluno é visto como aquele que nada sabe e que precisa de alguém para transmitir as informações, as quais não precisam necessariamente ter relação com a vida do aluno, nem com a realidade social.

A outra concepção de educação é chamada por Paulo Freire de libertadora ou problematizadora. Nesse tipo de educação já não cabe o ato de depositar, transferir ou transmitir “conhecimentos” e valores aos educandos que serão considerados meros receptores. Dentro dessa nova concepção de educação ocorre logo a superação da contradição educador-educandos e passa–se para uma relação dialógica educador e educandos, onde o educador já não é o que apenas educa, mas o que, enquanto educa, é educado, em diálogo com o educando que, ao ser educado, também educa. Ambos, assim, são sujeitos do processo educativo.
Para que a afirmação “quem sabe, ensina a quem não sabe” se recupere de seu caráter autoritário, é preciso que quem sabe saiba sobretudo que ninguém sabe tudo e que ninguém tudo ignora. O educador, como quem sabe, precisa reconhecer, primeiro, nos educandos em processo de saber mais, os sujeitos, com ele, deste processo e não pacientes acomodados; segundo, reconhecer que o conhecimento não é um dado aí, algo imobilizado, concluído, terminado, a ser transferido por quem o adquiriu a quem ainda não o possui (FREIRE, p. 27)

De acordo com Paulo Freire o mito da neutralidade da educação que nega a natureza política do processo educativo é o ponto de partida para a compreensão das diferentes práticas pedagógicas assumidas por educadores em situações de aprendizagem. A primeira dessas práticas é nomeada por Freire como ingênua. É uma prática entendida pelos professores como um quefazer puro, a serviço da formação de um tipo ideal de ser humano. Esse educador é considerado ingênuo pelo lirismo e idealismo com que vê os seus educandos. De acordo com Freire uma das características da visão ingênua é a atribuição da palavra escrita como salvadora daqueles que ainda não a possuem:

O analfabeto, porque não a tem, é um “homem perdido”, cego, quase fora da realidade. É preciso pois, salva-lo, e sua salvação está em passivamente receber a palavra – uma espécie de amuleto – que a ‘parte melhor” do mundo lhe oferece benevolamente. Daí que o papel do analfabeto não seja o de sujeito de sua própria alfabetização, mas o de paciente que se submete docilmente a um processo em que não tem ingerência (FREIRE, p. 28- 29).

Paulo Freire denomina a segunda prática pedagógica como astuta ingênua. O educador desse tipo de prática é assim denominado porque embora saiba que o ato educativo não é neutro, o mesmo não o afirma, a sua ingenuidade é utilizada como tática.

No entanto, é importante ressaltar que Paulo Freire estabelece diferença entre o educador ingênuo não malicioso e o educador ingênuo astuto ou tático. Enquanto a ingenuidade do primeiro não é maliciosa, ele pode, a partir da reflexão sobre sua prática perceber a inoperância da mesma e rejeita-la em busca da libertação.

A terceira prática pedagógica é caracterizada por Freire como crítica libertadora, onde a educação é vista como um ato político e o alfabetizando passa a ser sujeito do seu processo de emancipação. Por acreditar que a educação é um ato político é que para Paulo Freire educadores e educadoras precisam renunciar ao espontaneísmo de suas práticas e assumir a sua opção política de educação e ser coerente com ela na prática já que “não é o discurso o que ajuíza a prática, mas a prática que ajuíza o discurso”.

EDUCADOR CONSCIENTE

O professor alfabetizador de jovens e adultos precisa ter consciência que o processo de interação com os alunos, em sala de aula, irá depender muito da sua disponibilidade para ouvir as experiências e as necessidades desses sujeitos que já possuem uma história de vida para contar. A abertura de espaços para debates, discussões dos assuntos trabalhados não se faz suficiente para a participação integral dos alunos nas atividades propostas.
O professor precisa ter a sensibilidade para perceber que tipo de texto, assuntos e questões devem ser abordados para que os conteúdos planejados possam de fato ser aprendidos, pois os educandos costumam não responder as solicitações dos professores não por descaso ou por falta de interesse, mas sim por que muitas vezes não conseguem se enxergar inseridos naquele contexto a que são submetidos para aprender, haja vista que o esforço de voltar à escola depois de algum tempo, de certo modo, já demonstra o grau de interesse deste tipo de aluno.

O educador precisa ter antes de tudo a humildade para verificar se realmente aquilo que propõe para o aprendizado do aluno é de fato relevante para sua formação ou até mesmo se a estratégia metodológica utilizada para o ensino de determinado conteúdo se faz viável. A responsabilidade de selecionar o que será ensinado para os alunos requer deste profissional também aprender. Aprender a ouvir, observar e refletir sobre seus atos e dos seus alunos.

O processo educativo implica num esforço e numa renovação permanente de si mesmo, porque o educador tem que se educar através de cada educando. Assim, o educador consciente de sua ação pedagógica deve procurar educa-se educando, e aprender ensinando. (PINTO, p.18)

A valorização do professor pela sua formação adequada permitirá que ele tenha um papel central na aprendizagem do aluno e torne-se real representante da cidadania popular tão almejada nos últimos tempos pelo mercado de trabalho, que busca no incentivo de uma educação de qualidade a melhor estratégia para maior produtividade.A formação qualificada do professor se faz essencial para que suas ações em sala de aula tenham um efeito positivo no processo de alfabetização dos educandos.
Mudar a visão de mundo dos que agora ingressam ou retornam as salas de aula por meio do aprendizado da leitura e da escrita torna-se uma missão complicada para aquele (professor) que muitas vezes não obteve um conhecimento significativo em sua própria formação. Este profissional da educação precisa ser um professor-pesquisador, reconstrutor do conhecimento de maneira criativa e não mero reprodutor de um conhecimento já constituído, pois o ensino-aprendizagem real de seus alunos também depende da concepção do educador do que é ensinar e o que é aprender.


REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido.26ªed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

KLEIMAN, Ângela B; SIGNORINI, Inês. O ensino e a formação do professor: alfabetização de jovens e adultos. 2ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2001.
PINTO, Luiz Fernando. Aluno-Problema ou Professor Problema? Revista da FAEEBA, Salvador, nº 05, p.17-45, jan/jun.1996.

1. As autoras são graduadas em Pedagogia pelo Programa de Graduação em Educação da Universidade do Estado da Bahia – UNEB.

14 Comments:

  • Hey, you have a great blog here! You really are very talented and deserve an honest compliment, congradulations! I'm definitely going to bookmark you!

    I have a modern site/blog. It pretty much covers modern related stuff.

    Come and check it out if you get time, Scott :-)

    By Anonymous hi-tech, at 1:56 AM  

  • Hey, you have a great blog here! You really are very talented and deserve an honest compliment, congradulations!

    Now you can join the brand new FREE ADVERTISING BLOG. It is being flooded
    by thousands. I am getting exellent results with just a small FREE ad. You can
    too and its FREE for life.

    Click here at: turbo-charged site/blog. It pretty much covers turbo-charged related stuff, and more.

    By Anonymous fantastic, at 10:09 AM  

  • Hey, you have a great blog here! You really are very talented and deserve an honest compliment, congradulations! I'm definitely going to bookmark you!

    I have a affordable site/blog. It pretty much covers affordable related stuff.

    Come and check it out if you get time, Scott :-)

    By Anonymous make money while you sleep, at 9:56 PM  

  • Here it is... FREE advertising, Free download, No cost to you!!!
    Get your FREE download NOW! Make Money and get FREE advertising! Here is a great program for the holidays... Check this out NOW for FREE!!!

    To find out more visit: free advertising site. It successfully exposes FREE information covering Traffic and free advertising related stuff.Don't
    forget, FREE, FREE, FREE. You have nothing to loose!!!

    By Anonymous sign up for free, at 3:08 AM  

  • Congradulations on a very well written, interesting and surperb blog!

    Have you heard about this shocking news?

    1000's of Real People in 180+ Countries are Earning
    Quiet Fortunes From Home Using the Most Ingenious
    Automated Marketing System Ever Invented.

    Are you curious to find out what this is all about?

    Why not? You Have Nothing to Lose.

    You can sign up for this system absolutely free of
    charge and check it all out for yourself.

    To start off we have a short video presentation we
    would like you to watch. Just turn up your speakers
    and click on the link below.

    Have fun and open your mind!

    It is all right here: superior It successfully covers superior related stuff.

    Come and check it out now, Scott :-)

    By Anonymous network marketing, at 6:26 AM  

  • Here it is... FREE advertising, Free download, No cost to you!!!
    Get your FREE download NOW! Make Money and get FREE advertising! Here is a great program for the holidays... Check this out NOW for FREE!!!

    To find out more visit: future business partner site. It successfully exposes FREE information covering Traffic and future business partner related stuff.Don't
    forget, FREE, FREE, FREE. You have nothing to loose!!!

    By Anonymous business, at 6:13 PM  

  • Psst! ... Have you Heard the Buzz?...

    There's a new, fully automated traffic-generation system that can send 1000s of targeted prospects to your website, for FREE! It takes just 5 minutes to set it up, and create a FREE account!!!

    To find out more visit: multi level marketing site. FREE information on multi level marketing related stuff.

    Don' t forget, it's FREE !!!

    By Anonymous business opportunity, at 3:29 AM  

  • Hey, you have a great blog here! You really are very talented and deserve an honest compliment, congradulations! I'm definitely going to bookmark you!

    I have a free sign up site/blog. It pretty much covers free sign up related stuff.

    Come and check it out if you get time, Scott :-)

    By Anonymous make money, at 7:13 AM  

  • Here it is... FREE advertising, Free download, No cost to you!!!
    Get your FREE download NOW! Make Money and get FREE advertising! Here is a great program for the holidays... Check this out NOW for FREE!!!

    To find out more visit: multi level marketing site. It successfully exposes FREE information covering Traffic and multi level marketing related stuff.Don't
    forget, FREE, FREE, FREE. You have nothing to loose!!!

    By Anonymous business, at 12:47 PM  

  • HAPPY HOLIDAYS TO YOU. May you be forever blessed with love and peace.

    Hi, I am the traffic man, ZIP, ZIP, ZIP. Would you like me to flood your website with traffic? Let me show you how to get free traffic to your site. Yes I said FREE, FREE, FREE !!! Don't delay.

    To find out more visit my free advertising site. It successfully exposes FREE information covering Traffic and free advertising related stuff. Don't
    forget, FREE, FREE, FREE. You have nothing to loose!!!

    By Anonymous hi-tech, at 6:10 PM  

  • Hey, you have a great blog here! You really are very talented and deserve an honest compliment, congradulations! I'm definitely going to bookmark you!

    I have a business opportunity site/blog. It pretty much covers business opportunity related stuff.

    Come and check it out if you get time, Scott :-)

    By Anonymous high profit, at 2:06 AM  

  • Congradulations on a very well written, interesting and surperb blog!

    Have you heard about this shocking news?

    1000's of Real People in 180+ Countries are Earning
    Quiet Fortunes From Home Using the Most Ingenious
    Automated Marketing System Ever Invented.

    Are you curious to find out what this is all about?

    Why not? You Have Nothing to Lose.

    You can sign up for this system absolutely free of
    charge and check it all out for yourself.

    To start off we have a short video presentation we
    would like you to watch. Just turn up your speakers
    and click on the link below.

    Have fun and open your mind!

    It is all right here: inovative It successfully covers inovative related stuff.

    Come and check it out now, Scott :-)

    By Anonymous money, at 2:38 PM  

  • HAPPY HOLIDAYS TO YOU. May you be forever blessed with love and peace.

    Hi, I am the traffic man, ZIP, ZIP, ZIP. Would you like me to flood your website with traffic? Let me show you how to get free traffic to your site. Yes I said FREE, FREE, FREE !!! Don't delay.

    To find out more visit my income generator site. It successfully exposes FREE information covering Traffic and income generator related stuff. Don't
    forget, FREE, FREE, FREE. You have nothing to loose!!!

    By Anonymous fantastic, at 7:25 PM  

  • Bonjorno, educacaoempauta.blogspot.com!
    [url=http://viagrareta.pun.pl/ ]Comprare viagra [/url] [url=http://cialisybea.pun.pl/ ]Acquistare cialis [/url] [url=http://athe.pun.pl/ ]Acquistare generico[/url] [url=http://viagraradf.pun.pl/ ]Comprare viagra generico[/url] [url=http://viagraonline.pun.pl ]Acquisto viagra [/url] [url=http://viagracqui.pun.pl/ ]Acquistare viagra online[/url]

    By Anonymous Anônimo, at 12:06 PM  

Postar um comentário

<< Home