Educação em Pauta

quinta-feira, setembro 29, 2005

Matéria: Reitores debatem mudanças previstas na reforma universitária

Reitores de todo país estarão reunidos a partir de hoje, 29, em Pelotas (RS), na 74ª Reunião Plenária do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (Crub). Até amanhã, debaterão o plano de ação das instituições de ensino superior para o cumprimento das mudanças previstas no anteprojeto de reforma da educação superior, que já está no Congresso Nacional.
O encontro dos reitores terá como tema O Papel das Instituições Acadêmicas em Face dos Dilemas da Sociedade do Conhecimento. Dentro dos painéis previstos serão discutidos outros temas relacionados à reforma, como a primazia docente, o fortalecimento do financiamento das universidades federais e a permanência das fundações das universidades federais.
A reunião será realizada no auditório principal da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) e faz parte das comemorações de 45 anos da instituição. Além das autoridades locais, também participam representantes da Financiadora de Estudos e Projetos do Ministério da Ciência e Tecnologia (Finep), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ/MCT).(Assessoria de Imprensa da Capes).

terça-feira, setembro 27, 2005

Nota: Encontro de Leitura e Literatura da UNEB

Início: 16/09/2005 Fim: 22/10/2005 - Pró-Reitoria de Extensão
Estão abertas as inscrições para o I Encontro de Leitura e Literatura da UNEB (Elluneb). A promoção é dos Departamentos de Educação e Ciências Humanas do campus I e para informações e inscrições no site http://www.uneb.br

segunda-feira, setembro 19, 2005

Matéria:
UFBA terá primeiro mestrado em dança do Brasil

As instituições de ensino superior (IES) públicas e privadas da Bahia são destaque no conjunto das que tiveram cursos de mestrado e doutorado aprovados nesta segunda-feira, 19, pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC). São 15 novos cursos de pós-graduação (10 de mestrado, dois de mestrado profissional e cinco de doutorado), distribuídos entre seis IES.

A Universidade Federal da Bahia (UFBA) terá o primeiro mestrado em dança do país. É uma proposta inovadora, pois propõe pensar a dança numa interface entre arte e ciência.
A Capes aprovou cursos de mestrado em dança, doutorado em enfermagem, doutorado em ensino, filosofia e história das ciências, mestrado e doutorado em estudos interdisciplinares sobre mulheres, gênero e feminismo, mestrado profissional em desenvolvimento e gestão social na Universidade Federal da Bahia; mestrado em redes de computadores, doutorado em análise regional na Universidade de Salvador; doutorado em genética e biologia molecular na Universidade Estadual de Santa Cruz; mestrado em engenharia civil e ambiental, mestrado em desenho, cultura e interatividade na Universidade Estadual de Feira de Santana; mestrado em estudo de linguagens, mestrado em química aplicada na Universidade do Estado da Bahia; mestrado profissional em desenvolvimento humano e responsabilidade social na Fundação Visconde de Cairu; mestrado em políticas sociais e cidadania na Universidade Católica de Salvador.
Matéria na íntegra no site: www.mec.gov.br

Desafios matemáticos na TV Escola

A TV Escola abre a programação desta terça-feira, 20, com duas séries sobre matemática destinadas ao ensino médio. A primeira é No Jardim da Matemática, em que três personagens resolvem desafios e quebra-cabeças para seguirem sua jornada. São quatro episódios – Mantendo o Equilíbrio e a Razão, Preciso de sua Ajuda..., O Mundo dos Vegetais e Comportamento Variável – exibidos em seqüência às 7h, com reprise às 9h, 13h, 17h e 21h.
Falando em Matemática é a segunda série sobre o tema, com os episódios Áreas e Volumes, Seqüências, Referenciais e Frações, também exibidos seguidamente, às 8h15, com reapresentação às 10h15, 14h15, 18h15 e 22h15. Os programas combinam ficção com educação no ensino da matemática.
A TV Escola pode ser acessada pelos canais 27 (Sky), 237 (DirecTV) e 4 (Tecsat) e, também, por antena parabólica analógica e digital. As grades de programação estão disponíveis no portal do MEC. (Assessoria de Imprensa da Seed)

quarta-feira, setembro 14, 2005


Matéria:
Prazo até dia de 18 de setembro para informar sobre freqüência escolar

Os ministérios da Educação e do Desenvolvimento Social prorrogaram para 18 de setembro o prazo para que as prefeituras de todo o país informem a freqüência escolar dos beneficiários do programa Bolsa-Família, referente ao período de maio, junho e julho. O prazo, que terminaria em 28 de agosto, foi prorrogado porque 887 municípios encontraram dificuldades para incluir seus dados no sistema.
A presença em pelo menos 85% das aulas é obrigatória e considerada um importante mecanismo de inclusão social da população beneficiada pelo Bolsa-Família. Por isso, as escolas devem encaminhar dados sobre a freqüência de crianças e adolescentes de seis a 15 anos às secretarias municipais de educação.
O objetivo é garantir a participação dos beneficiários no processo educacional e em ações de saúde, como vacinação das crianças e acompanhamento pré-natal. “As contrapartidas são um investimento nas famílias para que elas tenham um destino diferente”, afirma Rosani Cunha, secretária de Renda de Cidadania do MDS.
As prefeituras devem estar atentas ao prazo para a transmissão das informações sobre educação. O sistema ficará disponível aos municípios das 7h às 22h, inclusive nos finais de semana e também no feriado de 7 de setembro. Devido à implantação de uma nova versão do sistema (disponibilizada na página eletrônica da Caixa Econômica Federal), o MDS orienta os gestores municipais a uma leitura atenta do manual operacional. Eventuais dúvidas podem ser esclarecidas pelo MEC nos telefones (61) 2104-6140, 2104-6039, 2104-6044, 2104-6075 e 2104-6286, pelo endereço eletrônico frequenciaescolar@mec.gov.br ou em consulta às agências locais ou de relacionamento da Caixa.
Mais informações com Roseli Garcia – (61) 3226-1475 – ou Juliana Herrmann – (61) 3226-2412. (Assessoria de Comunicação do MDS).

Para ver matéria na íntegra acesse o site: www.mec.gov.br


segunda-feira, setembro 12, 2005

Nota:

Mec inaugura o Programa Escola de Fábrica em Salvador


A primeira aula inaugural do programa Escola de Fábrica acontece hoje em Salvador, às 15 horas no Teatro do ICEIA-Barbalho. O programa tem como objetivo ampliar as possibilidades de formação profissional básica para favorecer o ingresso de estudantes de baixa renda no mercado de trabalho. Nesta primeira fase serão abertas 558 escolas que irão beneficiar 11,5 mil alunos em 250 municípios do país. A solenidade, que será aberta pelo Secretário Executivo do MEC, Jairo Jorge da Silva, marca o início dos cursos em 19 estados da Federação.

Para consultar matéria na íntegra acesse o site do MEC que tem o seu link ao lado!!!

quinta-feira, setembro 08, 2005


Release

UNEB abre as inscrições para Seminário sobre Jogos eletrônicos,educação e comunicação

Abertas as inscrições para o I Seminário Jogos eletrônicos: narrativas, aprendizagem e desenvolvimento - construindo novas trilhas, que ocorrerá em Salvador, no departamento de educação da UNEB, nos dias 10 e 11 de outubro.
O evento abrirá espaço para que pesquisadores e educadores possam apresentar suas investigações científicas ou experiências inovadoras através de trabalhos científicos; socializando assim a construção de novos olhares em torno dos jogos eletrônicos.
As incrições já podem ser feitas pelo site:
http://www.comunidadesvirtuais.pro.br/inscricao.htm
Outras informações enviar e-mail para: games@comunidadesvirtuais.pro.br

Release

UFBA abre inscrições para Curso de Tutores em Educação a Distância

Abertas as inscrições até 12 de setembro para o Curso de Formação de Tutores em Educação a Distância do Programa de Formação Continuada de Gestores de Educação Básica (PROGED), no site:
http://www.proged.ufba.br./
O curso será gratuito, com limitação de 2 vagas por município, e oferecido a profissionais que atuam em sistemas municipais de ensino (pedagogos, especialistas, mestres ou mestrandos em educação).
A seleção analisará o perfil acadêmico, bem como as habilidades de escrita e informática do candidato. As aulas desenvolverão conteúdos sobre educação a distância e gestão educacional. Os certificados serão emitidos pela Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal da Bahia (UFBA).
Outras informações através do telefone (71) 3263-6474; e-mail: proged4@ufba.br ou endereço: PROGED/ISP - Av. Adhemar de Barros, S/N, Pavilhão 04, Ondina, Salvador/BA.