Educação em Pauta

quinta-feira, outubro 20, 2005

Nota: Universidades podem se inscrever no Projeto Rondon


As universidades públicas e privadas interessadas em participar da Operação Amazônia 2006 do Projeto Rondon podem se candidatar até o dia 31 deste mês. Para se inscrever, é preciso elaborar um plano de trabalho, com ações nas áreas de cidadania, bem-estar, desenvolvimento local sustentável e gestão pública. Também é necessário indicar, em ordem de prioridade, os municípios onde a universidade deseja atuar. O Ministério Defesa divulgará em sua página eletrônica , no dia 22 de novembro, a relação das instituições de ensino superior habilitadas. Até 12 de janeiro, as universidade selecionadas indicarão a composição de suas equipes e, em fevereiro, inicia-se a operação.
Fonte: Agência Brasil

Nota: Fundo de pesquisa universitária é pauta para discussão

A constituição de um fundo destinado à pesquisa universitária foi considerada a melhor alternativa para o desenvolvimento de ciência e tecnologia no Brasil, e não a criação de uma fundação de pesquisa universitária, como propõe projeto do senador licenciado Hélio Costa (PMDB-MG), atual ministro das Comunicações. Este foi o consenso entre os participantes da audiência pública realizada dia 18, pela Comissão de Educação (CE) do Senado Federal para instruir o PLS 409/03, conforme requerimento do relator, senador Flávio Arns (PT-PR).
O secretário-executivo do Ministério da Ciência e Tecnologia, Luis Manoel Rebelo Fernandes, salientou que o papel da pasta é cumprir uma função social por meio do fomento da capacidade das instituições de ensino superior em produzir ciência e tecnologia no país. Ele entende que o projeto de Hélio Costa pode constituir-se num instrumento adicional de pesquisa, tanto nas universidades públicas como nas privadas. No entanto, o secretário questiona a imposição aos centros universitários - que não realizam pesquisa - da contribuição para o fundo que financiará a pesquisa nacional e se preocupa com o repasse dos percentuais aos estudantes. Luis Fernandes argumentou que uma das vantagens do fundo é a estrutura enxuta, já que não teria o peso da estrutura de uma fundação, e a maior parte dos investimentos iriam direto para a pesquisa. Luis Fernandes argumentou que uma das vantagens do fundo é a estrutura enxuta, já que não teria o peso da estrutura de uma fundação, e a maior parte dos investimentos iriam direto para a pesquisa.
Fonte: Agência Senado

quarta-feira, outubro 19, 2005

Nota: Alfabetização nos presídios começa em novembro

Os ministérios da Educação e da Justiça preparam para novembro a assinatura de convênios com seis estados para executar um projeto-piloto de alfabetização e de educação de jovens e dultos (EJA) em presídios. Participam Goiás, Rio Grande do Sul, Paraíba, Ceará, Rio de Janeiro e São Paulo. A alfabetização e as ações de EJA nos presídios é uma decorrência do protocolo de intenções assinado pelos ministros da Educação, Fernando Haddad, e da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, em 27 de setembro deste ano. São os objetivos da parceria alfabetizar a população carcerária, oferecer todo o ensino básico na modalidade de EJA e ressocializar homens, mulheres e jovens enquanto cumprem as penas. Do piloto devem resultar também diretrizes nacionais que vão sinalizar as ações de alfabetização e a oferta de EJA nos presídios. Em 2005, o projeto terá a participação de cerca de dez mil presidiários. As aulas começam logo após a assinatura dos convênios.
Fonte portal /Mec

quinta-feira, outubro 13, 2005

Nota: Capes divulga pós-graduação brasileira na China

Especialistas em educação e representantes governamentais de diversos países terão a oportunidade de conhecer o sistema educacional brasileiro e o papel da pós-graduação durante o Fórum Internacional de Educação, que começa nesta sexta-feira, 14, na capital da República Popular da China, Pequim. O presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC), Jorge Guimarães, faz palestra na manhã de sábado, 15, e mostra a evolução do ensino e da pesquisa no Brasil.
Maiores informaçoes no site: www.mec.gov.br

Inscrições para o Enade 2005 foram reabertas

O Inep reabre até 14/10/2005 (12h), as inscrições para os estudantes (ingressantes e concluintes) habilitados a participar do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2005. O motivo desta reabertura excepcional é não prejudicar os alunos aptos a participar do Enade que, por qualquer razão, não foram inscritos pelas respectivas instituições de ensino superior.
Os estudantes inscritos neste período, fora do prazo legal anteriormente estipulado pela Coordenação do Enade 2005, deverão comparecer e realizar a prova em local a ser divulgado oportunamente aos coordenadores de cursos nas IES, assim como por meio da página do Inep na Internet: www.inep.gov.br.
É importante ressaltar que o cronograma das provas do Enade está mantido e a data do exame permanece 6 de novembro. Dúvidas e orientações devem ser encaminhadas ao endereço eletrônico: enade@inep.gov.br.
Fonte: Assessoria de Imprensa do Inep: (61) 2104-8023 / 8037 / 9563